Perguntas frequentes
Sobre a Shoelutions
Ao longo destes 13 anos desenvolvemos mais de 475 projetos.
Atualmente, em média por ano, trabalhamos em 50 projetos diferentes, sendo que damos a mesma importância a projetos que estão a nascer, em fase de fazer apenas um pequeno teste como a projetos de grande dimensão que necessitam de um acompanhamento diário.
A Shoelutions já desenvolveu projetos para tipos de calçado com conceitos completamente diferentes uns dos outros.
Podemos considerar que mulher casual, sneakers unissexo e mais recentemente criança, são os principais tipo de clientes que nos contactam. Mas também já desenvolvemos para áreas mais técnicas, como calçado de segurança, ortopédico, hospitalar, equitação ou até para áreas mais específicas, para nichos de mercado como o calçado de casamento, desfiles de moda, personalizados, fetiche, etc.
Já trabalhámos um pouco com marcas espalhadas por todo o mundo:
Sly010, Michalsky, Fernando Berlin, Pouls da Alemanha, Meghan Biarritz, Bellamy, Paires & Fils da França, Charity, Cwén, Vandrelaar do Reino Unido, Klaveness e Natasha Erbs da Noruega, Tikki da Roménia, Aerosoles e Honeywell dos EUA, Medessey do Canadá, Galibele do Brasil e NoSaints da Austrália são alguns dos nossos clientes estrangeiros.
Também desenvolvemos diversos trabalhos para fábricas ou marcas em Portugal, tais como:
JJ Heitor, Mariano Shoes, Centenário, De Gier, Flex&Go, Nano, Reguila (fábricas portuguesas), Ceancarel, Rufel (marcas de carteiras), Sarah Maier, Lazuli, J-unk, Elci, Etikway, Freakloset, Humbs, Threeland, Najha, Mercader, Skizo, Marita Moreno (marcas de calçado).
A dinâmica do trabalho muda de um projeto para outro, mas damos preferência à troca de emails para que tudo fique registado, definindo um responsável por projeto.
Fazemos reuniões por vídeochamada e temos sempre a porta aberta para quem tiver disponibilidade para vir às nossas instalações.
Temos clientes que nunca conhecemos pessoalmente e isso nunca nos impediu de conseguir desenvolver os trabalhos.
Sobre os nossos serviços
Começamos por entender o ADN da marca, as suas necessidades e por saber quais são os serviços em que pretendem que a Shoelutions intervenha.
Temos clientes que pretendem um serviço 360°, de raiz, desde a criação da marca, design, protótipos, produção, até à comunicação da marca. Enquanto que temos outras marcas que procuram apenas um serviço específico.
Após o cliente nos dar algumas referências e objetivos do que pretende e antes de começar qualquer design, fazemos um plano estratégico, normalmente seguindo estes princípios:
Análise do Contexto – Mercado, Concorrência, Tendências, Pest, Swot;
Definir o Propósito – A Marca, Missão, Visão e Objetivos;
Diferenciar e Posicionar – Público alvo, Proposta de Valor, Vantagem Competitiva, Estratégia;
Criar um Processo – Conceito Criativo, Moodboard, Tom de Voz, Logótipo, Manual de Identidade;
Planear a Execução – 4P´s, Touch Points, Plano de Comunicação e Cronograma de Implementação.
O processo de criar uma marca de calçado é longo e imprevisto e por isso a marca precisa de ter um planeamento bem definido para ser estruturada, gerida da forma correta e promovida de acordo com a sua identidade. Isso faz com que a marca aumente a sua relevância no mercado, além de criar uma boa reputação com o público e ser capaz de crescer de forma duradoura.
Se o cliente quiser apenas o serviço de desenvolvimento do logótipo e o manual de identidade, nós fazemos, mas é importante que tenha todo o restante trabalho bem feito e planeado porque a marca não é só um logótipo.
Após validado o conceito pretendido iniciamos através de desenhos e rascunhos, a partir da qual poderá solicitar modificações. Fazemos até duas fases de correções, salvo acordo prévio em contrário.
Após aprovação fazemos os desenhos com ilustração de materiais em 2D ou 3D, com informação técnica, cores e indicação dos fornecedores dos materiais.
Após indicação do tipo de modelo pretendido, quer através de uma fotografia ou desenho, fazemos a modelação em Cad 2D. A partir daí, podemos fazer os moldes em cartolina, fibra ou acrílico e assim temos as ferramentas necessárias para começar a cortar o modelo.
Caso este serviço seja para uma fábrica que tenha máquina de corte, podemos enviar o ficheiro diretamente com todas as especificações que o cliente indicar.
Na Shoelutions temos alguns modelos livres que podem ser utilizados por vários clientes. Nesses casos, os modelos funcionam como private label e não são exclusivos do cliente.
No entanto, caso o cliente nos solicite um design específico e/ou respetiva modelação, fica a pertencer em exclusivo a esse cliente, podendo, se assim o pretender, levá-lo para outra fábrica.
Se o projeto for através de formas e solas já desenvolvidas, podemos fazer em 15-25 dias.
Para amostras que sejam necessário desenvolver forma/sola podemos necessitar de 45-60 dias.
Sim, todas as amostras são pagas. Se houver um grande pedido de produção, podemos reembolsar os custos da amostra.
Disponibilizámos de uma grande variedade na nossa biblioteca de materiais. Peles, tecidos, forros, solas, saltos, palmilhas, aplicações, formas, etc.
Colocamos também à disposição dos nossos clientes, um serviço de consultoria em que pesquisamos o material pretendido ou, caso o mesmo não exista, colocamos em desenvolvimento com o devido acompanhamento.
Desde o ano de 2017, que sentimos um “boom” de clientes com novos projetos baseados na sustentabilidade. Isso fez com que investíssemos tempo em perceber melhor todos os conceitos, na procura de novos materiais e em ter sempre em consideração a própria conceção do design e todos os produtos utilizados na fabricação.
Sim, já temos um grande conjunto de fornecedores certificados pela PETA que nos permitem produzir um sapato completo sem qualquer artigo de origem animal.
Sobre a produção
Só podemos dar o preço de produção depois do fabrico de uma amostra, de calcular os métodos e de saber exatamente quais são os materiais a utilizar e a calcular os seus consumos.
Após termos toda essa informação reunida, enviamos uma tabela de preços para diferentes quantidades.
Não temos quantidade mínimas mas, em alguns casos, o fornecedor do material (exemplo sola), pode exigir uma quantidade mínima. Nesses casos, o cliente paga esse stock, podendo utilizá-lo em futuras produções.
Sim, é possível. Já trabalhámos com algumas marcas com esse conceito.
Podes ver alguns exemplos como Freakloset, Skizo, Fernando Berlin ou a Oni Everywear.
Cada caso é um caso, há vários fatores como a origem dos materiais, a complexidade do modelo, a altura do ano em que é feita a encomenda, a quantidade, entre outros que podem originar uma variação no tempo de produção.
No entanto, em média, para uma produção que é feita pela primeira vez necessitamos de cerca de 3 meses após aprovação das amostras. Se for uma repetição de uma produção, normalmente conseguimos fazer em 2 meses.
Toda a produção é feita em Portugal.
Na nossa fábrica produzimos apenas testes, amostras, sapatos personalizados e pequenas produções até um máximo de 500 pares.
Quando as produções são superiores, temos parcerias com diversas fábricas especializadas em cada tipo de calçado.
O Made in Portugal alcançou, nos últimos anos, uma elevada notoriedade e consequentemente dá à marca garantia e selo de qualidade.
A produção de calçado em Portugal tem uma longa tradição e, por isso, a experiência dos funcionários em preservar técnicas clássicas aliada ao investimento em processos mais automatizados, faz com que Portugal seja considerado um dos clusters de calçado mais reputados do mundo. Com uma elevada capacidade de resposta e qualidade do serviço, exporta todos os anos mais de 80 milhões de pares de sapatos para 163 países em todo o mundo.
O país beneficia ainda de uma localização geográfica única, com acessos terrestres fáceis e rápidos à Europa Central e com uma vasta costa atlântica que favorece operações comerciais de longo curso, nomeadamente para os Estados Unidos, Canadá ou a América Latina.
Podemos fazer qualquer embalagem com base nos requisitos do cliente.
Desde personalizada de acordo com as necessidades da marca, no que diz respeito à cor, tamanho, logótipo, material, etc. As embalagens personalizadas têm normalmente uma quantidade mínima de 1000 unidades.
Para pequenas encomendas, em que o cliente não queira investir em tantas caixas, recomendamos a utilização de uma caixa branca standard nas medidas que temos disponíveis e com impressão apenas na tampa. Nestes casos não existem quantidades mínimas.
Além de todo o desenvolvimento técnico (moldes, formas, escalonamentos, etc.), supervisionamos as matérias-primas e o processo de fabricação em todas as etapas. Acompanhamos tudo de perto, de forma a assegurar um produto final de qualidade.
Qualquer problema encontrado durante a produção é abordado, relatado e corrigido antes do envio.
Se for detetado um defeito de fabrico ou do material, é feita uma primeira avaliação para saber se é possível arranjar ou reparar. Caso não seja possível, fazemos uma troca nos casos em que seja possível efetuar dentro de um prazo aceitável para o cliente ou, em alternativa, efetuamos a devolução do dinheiro.
Trabalhamos com diversas companhias de transporte terrestre, aéreo e marítimo, de forma a enviar produtos para qualquer destino no mundo.
Para cada país, possuímos já algumas referências da melhor solução.
Se o cliente tiver a sua própria conta com uma companhia de transporte, preparamos toda a encomenda para ser recolhida.