Resistente à água x Repelente à água x À prova de água: qual é a diferença?

Quando chega a altura de comprar um novo par de calçado, principalmente nas épocas mais frias e com mais chuva do ano, a tendência é escolher algo que proteja da chuva e não permita a entrada da água. No entanto, existem diferentes opções, que podem ou não ir de encontro aquilo que procuras. Conhece todas as diferenças neste artigo.

Sapatos resistentes à água

Resistente à água é o nível mais baixo de proteção contra água dos três. Os sapatos deste tipo bloqueiam certos níveis da entrada da água, mas não são impermeáveis. Por norma, refere-se ao material usado no calçado, que é utilizado de forma a resistir mais fortemente em comparação com os materiais de calçado comuns, fornecendo assim uma maior proteção contra a água.

Sapatos repelentes à água

Para este tipo de calçado, por norma são utilizados materiais que foram quimicamente tratados com produtos especiais, que fazem com que a água se acumule no material e deslize, em vez de entrar. A água é repulsa com mais força do que nos sapatos resistentes à água e são ideais para quando se tem uma exposição por um longo período à água.

Sapatos impermeáveis

Os sapatos impermeáveis são o nível mais alto da proteção contra a água. O material neste tipo de calçado impede que a absorção de água aconteça e é medido com uma escala de 9 pontos. Esta escala tem como objetivo definir a impermeabilidade de um material, sendo que quando maior a medida da escala, maior a impermeabilização.