.Conceito de Marca
O nosso trabalho de branding baseia-se numa investigação profunda para cada projecto.
Analisamos, definimos com detalhe, antes de criar e delinear o conceito e os próximos passos..Análise
A análise é o passo inicial mais importante.
É necessário ter uma análise aprofundada para compreender e ter uma visão do contexto atual e das mudanças que este possa ter. Só assim podemos, posteriormente, elaborar uma estratégia que conduza a marca na melhor direcção.
Procuramos compreender o comportamento do consumidor do futuro, através do seu estilo de vida, mudanças sociais e demográficas. O know-how que temos na indústria do calçado é uma mais-valia neste contexto. Conhecer o mercado do futuro é também importante, através de tendências socioculturais que transformam a indústria, dia após dia.
O mercado está em constante evolução, é um facto. Além disso, embora vivamos num mundo globalizado, as diferenças sociais e culturais variam em muitos factores de lugar para lugar.
Perceber estas mudanças e detalhes faz a diferença, porque não existe um modelo geral de calçado para todos os países e cidades. Temos sempre de nos adaptar, para fazer a diferença.
Análise e previsão do comportamento futuro do consumidor. Esta investigação visa a interpretação das tendências do comportamento humano, com o objetivo de aumentar a eficácia de uma marca no mercado, à medida que se verificam algumas mudanças.
As tendências desenvolvem-se a partir da necessidade de inovação da sociedade e são refletidas através de sinais em diferentes contextos. Ao perceber estas tendências, é possível antecipar e adaptar-se ao comportamento que o consumidor irá adotar no futuro e, também, estar preparado para satisfazer as suas necessidades.
Como é que a minha marca está comparativamente aos meus concorrentes? Perceber a resposta a esta pergunta pode levar a um melhor desempenho da marca.
Esta análise estratégica, entre empresas do mesmo setor, é importante para compreender e melhorar as estratégias.
.Estratégia
Após uma análise crítica de toda a pesquisa efetuada, é altura de criar uma estratégia, que irá definir o propósito da marca, o melhor caminho a seguir e o que irá fazer dela única e distinta. Todos estes passos são essenciais para o seu posicionamento.
Ajudamos a definir as linhas orientadoras da missão, visão e valores da tua marca, de forma a estabelecer a identidade e o objetivo da mesma. Justificar a existência da marca (missão), qual é o valor da marca (valores) e definir o futuro (visão), com valores claros.
Uma marca bem posicionada dá aos clientes a clareza sobre o que esperar. O objetivo é estabelecer a imagem da marca, de forma a que os consumidores percebam da maneira correta. Por exemplo, a área de negócio, a categoria de mercado, o segmento, target, etc.
Objetivos gerais e específicos ajudam a determinar os resultados gerais, esperados e criados. A criação destes objetivos é também relevante para a tomada de decisões, pelo quem uma grande importância.
A proposta de valor é o que vai dar à marca uma vantagem competitiva e um fator de diferenciação, o que a torna única e cria uma relação intima com o consumidor. É o que faz uma marca sobressair, o que faz com que seja lembrada pelo público e o que faz dela uma escolha lógica quando uma necessidade surge no consumidor.
.Design de Identidade
Transformamos o conceito em imagem e damos um rosto à marca. Desenvolvemos a identidade com os ativos necessários para comunicar visualmente.
Criámos narrativas, gerando estruturas de valor a partir da visão, análise e objetivos da marca que vão guiar as decisões de comunicação e marketing da marca.
Contar uma história ajuda a tornar a marca autêntica. Trata-se de provocar uma reação emocional que pareca autêntica ao consumidor, com um conjunto de diretrizes que ajudam a uniformizar a identidade através da comunicação da marca.
O nome e o logótipo da marca são dois aspetos que vão predominar em todo o ciclo da marca, sendo considerados um dos elementos mais importantes. São também únicos e fazem com que a marca seja facilmente identificável para os consumidores.
Ajudamos a criar um nome memorável e um símbolo que materialize toda a essência pretendida da marca.
Criámos manuais com normas e especificações como a tipografia, cor, iconografia, padrões, imagens, etc., garantindo que qualquer pessoa pode aplicar os conteúdos da marca da forma correta.
A consistência em todas estas especificações é importante para manter a integridade da marca.
A comunicação através das palavras e a inteligência emocional de alcançar o consumidor através destas, é tão importante como a comunicação através das imagens. É por isso que as marcas precisam de ter uma voz, para se sintonizarem com os consumidores e falarem sempre com coerência, sem perderem a identidade.
.Planeamento
Uma vez definidos todos os passos anteriores, é altura de delinear o caminho a seguir e isto acontece através do planeamento. Esta preparação conduz à implementação do plano de comunicação. Aqui, é importante canalizar o conteúdo de forma correta e interessante.
O marketing mix é baseado em 4 pontos: produto, preço, pontos de venda e promoção. Estas variáveis são decididas internamente e alinhadas com os objetivos da marca, influenciando a estratégia de comunicação e ajudando a definir o posicionamento da marca.
Identificar os pontos de contacto e as personas adequadas à marca, é importante para comunicar com a audiência pretendida. A experiência do cliente é determinada por um conjunto de interações entre o consumidor e a marca durante toda a sua jornada, desde as pré-vendas às pós-vendas. Estes pontos de contacto vão ajudar a assegurar que a experiência seja positiva, para que os intervenientes regressem sempre como consumidores.
Todas as variáveis da comunicação (tom de voz, identidade visual, mensagem), são elementos importantes no que diz respeito à criação de conteúdos. A comunicação tem que ser alinhada, de forma a que o consumidor e a marca se tornem em um só.
No que diz respeito à comunicação, ter um calendário de implementação assegura que todo o trabalho feito até ao momento é levado a cabo de forma consistente e eficaz. É importante para comunicar sem falhas e, por outro lado, o calendário de implementação também simplifica a análise de dados que, mais tarde, terá de ser feita.