As bolas de ténis são frequentemente usadas em grande quantidade e descartadas após perderem a sua pressão e elasticidade. Devido à sua composição de borracha e feltro, estas bolas são difíceis de reciclar e frequentemente acabam em aterros, onde podem demorar centenas de anos a decompor-se. Esta situação gera um problema ambiental significativo, estima-se que em Portugal, são descartadas cerca de 1,5 milhões de bolas de ténis e de padel anualmente.
Para dar resposta a este problema surgiram algumas iniciativas interessantes, como por exemplo a iniciativa “Bolas Felizes”, um projeto com foco na recolha, reciclagem de bolas de ténis e padel usadas, com os objetivos de promover a economia circular, reduzir a pegada de carbono e dar uma nova vida a estas bolas.
O processo é inicia-se com a recolha das bolas de ténis, que posteriormente são trituradas para darem origem a um novo material.
No calçado, este material pode ser incorporado na sola e como componente do exterior do modelo, sendo mais apropriado para sneakers ou calçado mais desportivo.
Para mais informação, contacta-nos!
geral@shoelutions.pt